Com toda certeza, você já parou para se perguntar, quantos anos seu cachorro teria se fosse um ser humano? Quando criança, aprendemos que, para fazer esta conta, basta multiplicar sua idade por sete. E aí, qual o resultado? Será que é preciso? De acordo com estudos recentes, não é bem assim que funciona a conta. O cálculo para cachorros é diferente.


Para esse estudo, foram utilizados cães da raça Labrador Retriever. E esse mapeamento genético buscava, justamente, desenvolver uma técnica mais precisa para a medição de idade dos nosso “bichinhos”.


Pesquisa


Mesmo que essa ainda seja uma pesquisa em desenvolvimento, seu método já pode ser aplicado em outras raças. Isso acontece por conta da sua forma de comparação, que permite o estudo de outras raças, além dos labradores. Para se ter uma ideia, tudo isso é possível, graças ao processo conhecido como metilação do DNA. Mas calma, pode relaxar que nós já vamos explicar como é que isso funciona.


Resumindo, a metilação é o acréscimo de moléculas de metil ao DNA. Para você, que assim como eu, dormiu em todas as aulas que podia de Química, podemos entender como esse radical funciona em humanos. Basicamente, ele está associado ao envelhecimento celular.


E para esse estudo, os cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que o DNA dos cães passa por esse mesmo processo. Com esse conhecimento em mãos, foi possível entender como funciona o ritmo de metilação do DNA canino. Isso claro, sempre comparado ao dos humanos.


Cálculo


E no final das contas, foi possível chegar em uma forma de calcular essa idade. Essa conta é 16 In(idade do cão) + 31. E só uma questão, essa fórmula só funciona para números maiores que 1. Logo, só é possível saber a idade dos que tenham mais de uma ano de vida.


Acabou que complicamos mais uma vez, não é? Pode deixar que também descomplicamos. Essa fórmula matemática exige que calculemos o logaritmo natural (In) da idade do cachorro. Por exemplo, se o seu cãozinho tiver três anos, o logaritmo natural ficará por volta de 1,09.


E novamente, não precisa quebrar a cabeça para achar esse número. Calculadoras, como a do site Rapidtables, podem te ajudar a encontrar esse valor.


E logo, é só pegar esse número do logaritmo natural da idade do cão e multiplicar por 16. Posteriormente, basta somar 31. Ou seja, imaginemos que você tenha um animalzinho de três anos. Dentro desse cálculo, ele teria a idade de 48 anos humanos.


Descubra a idade do seu cachorro


Para facilitar sua vida, vamos listar algumas idades já calculadas de cãozinhos.


*1 ano: 31 anos


* 1 ano e 6 meses: 37,5 anos


* 2 anos: 42,1 anos


* 2 anos e 6 meses: 45,7 anos


* 3 anos: 48,6 anos


* 3 anos e 6 meses: 51 anos


* 4 anos: 53,2 anos


* 4 anos e 6 meses: 55,1 anos


* 5 anos: 56,8 anos


*5 anos e 6 meses: 58,3 anos


*6 anos: 59,7 anos


*6 anos e 6 meses: 60,9 anos


*7 anos: 62,1 anos


*7 anos e 6 meses: 63,2 anos


*8 anos: 64,3 anos


*8 anos e 6 meses: 65,2 anos


*9 anos: 66,2 anos


*9 anos e 6 meses: 67 anos


* 10 anos: 67,8 anos


Multiplicar por sete


Ninguém sabe exatamente como surgiu o mito do cálculo da idade do cachorro, com a simples multiplicação de sete. Se pararmos para pensar, essa conta de multiplicar por sete não faz muito sentido.


Até por causa do avanço da medicina veterinária, a estimativa de vista dos cachorros aumentou. Hoje em dia, é comum encontrar pets que ultrapassem os 15 e até que cheguem aos 20 anos. Com esses números, poderíamos ter cães com 105 e até de 140 anos humanos.


Fonte: Fatos Desconhecidos

Deixe seu Comentário