Acorde de madrugada e prepare a cadeirinha e o local para olhar para o céu em fevereiro porque o mês terá vários eventos para apaixonados em astronomia: chuva de meteoros (estreladas cadentes), cometas, Urano e conjunções entre planetas e a Lua.


Durante todos os dias, os madrugadores poderão ver quatro planetas a leste nas primeiras horas do dia ao longo deste mês, afirma o astrofísico Gustavo Rojas.


O mês mais curto do ano marca a despedida de Júpiter do céu vespertino. O maior dos planetas, ainda visível ao entardecer nos primeiros dias de fevereiro, desaparece no clarão do Sol a partir da segunda semana do mês.


Mas para compensar, Saturno e seus anéis voltam a enfeitar o céu antes da alvorada.


Os fenômenos de fevereiro

Veja Urano


Uma ótima oportunidade para localizar Urano, o sétimo planeta do Sistema Solar – com binóculos ou telescópio -acontece na noite do dia 7.


Ele é conhecido como planeta fedido. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, afirmou que o planeta Urano possui um terrível cheiro de pum.


A causa para o mau odor em escala planetária se dá por conta da presença abundante de sulfeto de hidrogênio — gás corrosivo que cheira a ovos podres e carne em decomposição.


Presente em gases vulcânicos e em águas termais na Terra, o sulfeto de hidrogênio que existe na atmosfera de Urano tem características particulares: de acordo com os cientistas, há também a presência de amônia no composto gasoso.


Cheiros à parte, ele é lindo, como mostra a ilustração acima feita pela Nasa. Para vê-lo, procure a oeste da Lua Crescente no começo da noite. Urano se destaca das outras estrelas com seu tênue disco esbranquiçado.


Chuva de meteoros Alfa-Centarídeas


Alfa Centaurídeas é uma chuva de meteoros do hemisfério Sul.


Por volta de 8 de fevereiro ela atingirá sua atividade máxima.


Neste dia podem ser observados até 10 meteoros por hora.


Seus rastros são rápidos e amarelados e atingem a atmosfera da Terra a uma velocidade de 58,2 km/s.


Vênus em seu brilho máximo


Depois da lua, Vênus é o objeto mais brilhante no céu noturno. Vênus (A Estrela d’Alva) aparecerá no dia 9 com uma magnitude aparente de -4,6 e, em seu momento mais brilhante em 2022, o planeta será 19 vezes mais brilhante que Sirius, a estrela mais brilhante do céu.


O brilho máximo de Vênus é devido à sua posição orbital favorável em relação à Terra, o que permite que sua atmosfera altamente reflexiva forneça o brilho intenso visto do nosso planeta.


O melhor horário para vê-lo é no início da manhã, quando ele surgirá no horizonte leste, no mesmo local onde o sol nasce, às 04h40. Olhe para o leste a partir das 3h30.


Mercúrio visível em seu maior alongamento


No dia 16, Mercúrio estará em seu maior alongamento oriental. Isso significa que o planeta estará mais distante da direção do Sol, portanto, mais fácil de observar.


Poderá ser visto a olho nu, e ele se estará próximo do horizonte Oeste após o pôr do sol.


Conjunção entre Lua, Vênus e Marte


No penúltimo dia do mês, a Lua, Vênus e Marte se unirão no firmamento. A conjunção Marte, Vênus e Lua pode ser observada nas primeiras horas do dia, ao nascer do sol.


Antes do amanhecer, essa conjunção será visível no Leste, por volta das 4h30.


Cometas Leonard


O cometa Leonard, espetáculo no final do ano de 2021, ainda pode ser observado no espaço.


Segundo o Goa, o cometa está com magnitude observada próxima de 8ª. Isso significa que ainda é visível por pequenos telescópios ou binóculos. Encontra-se na constelação de Grus (ave tipo o flamingo).


Embora o cometa atinja ponto mais próximo do Sol, chegando a uma distância de 1,3 unidades astronômicas, estima-se que seu brilho permanecerá na 9ª magnitude durante quase todo mês.


Com informações da Galileu e FolhaVitória

Deixe seu Comentário