O cineasta e jornalista Arnaldo Jabor morreu aos 81 anos na madrugada desta terça-feira (15) em São Paulo. Jabor estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde dezembro de 2021, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo a família, Jabor faleceu devido a complicações do AVC.




No final de dezembro, um boletim médico apontou uma melhora do quadro neurológico de Jabor, que estava consciente. O cineasta chegou ser submetido, mais recentemente, a uma cirurgia para desobstrução de um coágulo.


Jabor deixa os filhos Carolina, Juliana e João Pedro e a neta Alice.


O crítico de cinema e escritor era também colunista dos telejornais da TV Globo desde 1991 e dirigiu o filme “Eu sei que vou te amar” (1986), indicado à Palma de Ouro de melhor filme do Festival de Cannes.


O currículo de Jabor ainda conta com os longas “Toda a Nudez Será Castigada” (1973), “O Casamento” (1975) e “A Opinião Pública” (1967).


Ele fez parte da geração do cinema novo ao lado de Glauber Rocha, inspirados no neorrealismo italiano e na nouvelle vague francesa. Os filmes eram marcados por críticas sociais que buscavam levar a realidade brasileira à sétima arte.


Jabor ainda publicou os livros “Os Canibais Estão na Sala de Jantar ” (1993) e “O Malabarista – Os Melhores Textos de Arnaldo Jabor” (2014).


Fonte: Istoé Dinheiro

Deixe seu Comentário