A tonalidade incomum no céu de Zhoushan, no leste da China, assustou moradores da região. Registrado no último sábado (7.mai), o 'fenômeno' viralizou nas redes sociais.


Diferente do habitual azul claro, o céu da província ficou tingido de vermelho sangue. Imagens registradas pelos próprios moradores, mostram as pessoas olhando para cima, sem entender o motivo da mudança de cor. Segundo a  Universidade de Geociências da China, "A atividade geomagnética foi geralmente calma e não houve anomalia significativa na atividade solar em 7 de maio". O fenômeno, na verdade, foi causado pelo reflexo de luzes vermelhas instaladas em barcos de pescas no forte nevoeiro que atingia a província no dia.  


"Como as luzes dos barcos de pesca eram vermelhas e a luz vermelha tem um longo comprimento de onda e forte penetração, as gotículas líquidas na atmosfera espalharam a luz vermelha em uma ampla faixa, causando uma cor anormal no céu",  explicou um pesquisador em física espacial da universidade à Associated Press.


Um fenômeno parecido ocorreu no Brasil em janeiro deste ano. Os gases lançados na atmosfera durante a erupção de um vulcão em Tonga, no Pacífico Sul, fizeram o céu nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro ficar com uma coloração avermelhada.


* Com informações da Associated Press

Deixe seu Comentário