Quem quiser participar do Programa Habilitação Social (CNH Social) e garantir sua CNH gratuitamente pode se inscrever até a próxima quarta-feira (25/5). A iniciativa concede a 

oportunidade para obtenção de Carteira de Habilitação gratuita a pessoas de baixa renda que vivem no Distrito Federal. Mais de 20 mil já estão inscritos para tirar de graça a carteira de habilitação. 


Ao fim do prazo das inscrições, a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Justiça (Sejus), parceiras no programa, terão 60 dias para publicar os selecionados de cada órgão no sistema informatizado do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). 


Quem pode participar?

Podem se inscrever pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e o público específico atendido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) — negros, indígenas, pessoas trans, idosos, vítimas de violência e egressos dos Sistema Socioeducativo maiores de 18 anos. Os candidatos não podem estar impedidos judicialmente de possuir a CNH e nem ter sofrido penalidades nos últimos 12 meses.


São ofertadas 5 mil vagas, sendo 1,5 mil para a modalidade Estudante Habilitado e 3,5 mil para a modalidade Cidadão Habilitado. No caso do Estudante Habilitado, é necessário ter entre 18 e 25 anos e estar cursando ou já ter concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino, ou como bolsista integral em instituições privadas. Além disso, é preciso estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado da prova no ano anterior.


Os inscritos poderão solicitar a CNH nas categorias A ou B, a adição de categoria A ou B, a alteração para categorias C, D ou E, renovação ou troca de habilitação definitiva. O resultado final poderá ser consultado individualmente no portal de serviços do Detran, em data e hora a serem divulgados.


Para se inscrever, basta clicar neste link:



https://portal.maestro.detran.df.gov.br/habilitacao-social/#/index


Com informações da Agência Brasília

Deixe seu Comentário