Maio Roxo é o mês de atenção aos sintomas das doenças inflamatórias intestinais (DII) como diarreia crônica, cólica abdominal, perda de sangue das fezes e emagrecimento. Esses sinais acometem cerca de 5 milhões de pessoas ao redor do mundo e no Brasil, as doenças mais comuns são a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. 


A campanha neste mês é para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto para uma maior qualidade de vida dos pacientes. Em 19 de maio é celebrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. 


A causa das doenças inflamatórias intestinais ainda é desconhecida. São doenças de longa duração e não desaparecem por completo. Além disso, o diagnóstico não é simples pois requer uma série de exames como endoscopias, exames laboratoriais e radiológicos. Além do trato intestinal, as DII podem gerar feridas na boca, erupções cutâneas e pedras nos rins. 


Entenda um pouco mais sobre as duas doenças do tipo mais comuns nos brasileiros: 


Doença de Crohn


Ela pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal (da boca ao ânus). Mesmo com tratamento, o paciente ainda pode apresentar alguns surtos de dores, mas também há períodos sem nenhum sintoma.


Colite Ulcerativa 


Ocorre no intestino grosso ou no reto e é diagnosticada em adolescentes e adultos jovens. Os sintomas incluem diarreia e dor abdominal e a doença é mais comum em homens do que em mulheres. 


Fonte: Sbt News

Deixe seu Comentário