A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná solicitou nesta quarta-feira (25) ao Ministério da Saúde a liberação da 4ª dose dose da vacina contra Covid-19 para o público com menos de 60 anos. O pedido foi feito em meio ao aumento de casos da doença e de outras síndromes respiratórias. 


O secretário de saúde, César Neves, esteve em Brasília nesta quarta (25) e pediu a readequação da estratégia do programa Nacional de Imunizações. Até o momento, a quarta dose é autorizada pelo ministério apenas para pessoas com mais de 60 anos.


De acordo com os dados do sistema nacional, 4,3 milhões de paranaenses ainda não tomaram a dose de reforço e 1,3 milhão deixaram de tomar a segunda dose. Para o Secretário Estadual de Saúde, ofertar o imunizante adicional é uma maneira de garantir a maior proteção neste período mais acentuado de confirmações da Covid-19.



“Hoje a vacina é a nossa única estratégia de combate efetivo à Covid-19. Por isso, reforçamos constantemente a importância da vacinação. Os casos têm aumentado nos últimos dias e temos que ofertar e ampliar o segundo reforço ao maior número de pessoas”, afirmou César Neves.


A Secretaria de Saúde do Paraná também pediu ao Ministério da Saúde a prorrogação da campanha de vacinação contra gripe no estado. Até o momento, 4,3 milhões de paranaenses estão nos grupos de prioritários. A segunda fase da campanha tem como meta 90% do público-alvo até 3 de junho. 


A secretaria de saúde recomendou a utilização de máscaras em ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas, além do transporte coletivo. A decisão serve para conter p avanço das síndromes gripais no estado. 


Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Deixe seu Comentário