A onda de massa ar polar, que derrubou as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, vai perder força a partir de 4ª feira (15.jun), mas o alívio deve durar pouco. Há uma semana do início do inverno, a previsão é de uma sequência de frentes frias, duas delas ainda este mês.


A meteorologista Doris Palma alerta para os períodos em que as temperaturas devem cair. "A gente tem essa onda de frio, prevista para o dia 19, pouquinho antes de começar o inverno, e uma segunda na virada de junho para julho".


Esta 2ª feira (13.jun) foi o dia mais frio do ano em Mato Grosso do Sul, onde os termômetros atingiram a mínima de 1,2 grau entre 4 e 5 horas da manhã, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado (CEMTEC). Em Ponta Porã, a temperatura chegou 4,9 graus, com registros de geada em algumas cidades.


A semana também começou congelante em Santa Catarina, com temperaturas negativas registradas já nas primeiras horas do dia. Municípios como Urubici, na Serra, e Entre Rios, no Oeste, registraram geadas no início da manhã.


Na capital paulista, o frio extremo pode ter provocado a morte de dois homens em situação de rua, em bairros da zona leste. Ainda não há confirmação, mas a causa provável dos óbitos seria hipotermia.


O secretário municipal de Desenvolvimento Social de São Paulo lamentou as mortes e disse que a pasta aumentou os esforços para oferecer abrigos. "Contratamos agora 56 novos profissionais, que fortalecem nossas equipes de abordagem nas ruas, para que as pessoas possam ir para os nossos espaços de acolhida, que foram ampliados também", afirma Carlos Bezerra Júnior.


A cidade de São Paulo tem quase 32 mil moradores de rua, de acordo com o último censo feito pela prefeitura. Uma medida para amenizar a situação dos sem teto acontece na estação Dom Pedro II do metrô, transformada em alojamento nas noites de frio intenso. É a segunda vez, este ano, que a Companhia do Metrô Paulista recebe os desabrigados e fornece alimentação, cobertores e kits de higiene pessoal.


Fonte: SBT News 

Deixe seu Comentário