Um homem de 66 anos, diagnosticado com HIV em 1988, está curado do vírus após receber um transplante de medula óssea para tratar de uma leucemia que desenvolveu há 3 anos, anunciou o hospital Ctry of Hope, de Duarte, na Califórnia, na 4ª feira (27.jul)


O caso foi apresentado durante a conferência Aids 2022, em Montreal, no Canadá. De acordo com o a equipe médica, o paciente recebeu o transplante de células-tronco no início de 2019 de um doador voluntário que tinha uma mutação genética rara que torna as pessoas resistentes à maioria das cepas de infecção pelo HIV. Além disso, o paciente foi capaz de receber um regime de quimioterapia pré-transplante menos intensivo que o City of Hope e outros programas de transplante desenvolveram para pacientes mais velhos e menos aptos a transplante.


O vírus da imunodeficiência humana (HIV) afeta o sistema imunológico do corpo e pode levar à Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida), dificultando a defesa do corpo contra doenças.


Desde que se recuperou do procedimento, o paciente do City of Hope não mostrou nenhuma evidência de ter o vírus HIV replicante em seu corpo, seja em amostras de sangue ou tecidos, e está em remissão há mais de 17 meses após interromper a terapia antirretroviral (ART), com a aprovação do conselho de revisão institucional, em março de 2021. Segundo o hospital, ele poderia ter interrompido as terapias mais cedo, mas queria esperar até ser vacinado contra a covid-19, e continua sendo monitorado de forma contínua.


Ele é o quarto caso do tipo no mundo e o que conviveu com o HIV por mais tempo. Dois homens -- um americano e um inglês -- e uma mulher também se curaram do vírus após passarem por transplantes de medula óssea.


"Ficamos entusiasmados em informá-lo que seu HIV está em remissão e que ele não precisa mais fazer terapia antirretroviral que estava em uso há mais de 30 anos", disse Jana Dickter,  professora clínica associada ao hospital na Divisão de Doenças infecciosas ao apresentar o caso na conferência. "Ele viu muitos de seus amigos morrerem de AIDS nos primeiros dias da doença e enfrentou tanto estigma quando foi diagnosticado com HIV em 1988. Mas agora ele pode comemorar esse marco médico".


Fonte: SBT News

Deixe seu Comentário