Já está em operação no Rio de Janeiro e São Paulo o primeiro pedágio livre do Brasil. O novo sistema, que não tem cancelas, está em fase de ajustes e ficará um mês sem a cobrança de tarifas.


Apenas uma estrutura metálica posicionada sobre os dois sentidos da rodovia e equipada com sensores e câmeras. Até parece um radar de controle de velocidade. Os desavisados nem desconfiam que é um pedágio.


Muito comum na Europa e nos Estados Unidos, o pedágio Freeflow - que significa fluxo livre - chegou ao país. Não tem cancelas, nem cabines para cobrança./ a tecnologia importada permite identificar todos os veículos que passam por aqui, além de quantos eixos cada um tem.


Três pórticos foram instalados no Rio de Janeiro. Todos na BR 101: em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414).


O sistema já está em funcionamento, mas em fase de ajustes. Por isso, os motoristas estão isentos do pagamento por enquanto. A previsão é que a cobrança de pedágio passe a valer em março.


O débito será automático para quem tiver a tag, um dispositivo eletrônico. Os outros motoristas terão quinze dias para pagar a taxa pelo aplicativo ou no site da concessionária, que também vai aceitar PIX.


Por enquanto, a sinalização sobre a novidade ainda é precária e os valores do pedágio também ainda não foram definidos.


A prefeitura de Itaguaí entrou na Justiça solicitando isenção de tarifa para moradores, mas o pedido foi negado.Quem vive na região e sempre circulou entre as cidades sem pagar nada, agora reclama.


"O salário vai ficar pequenininho. Ainda vou ter que tirar dinheiro do meu bolso e vai ser ruim pra quem é morador", alegou o jardineiro Fagner Costa Barbosa.


Fonte: SBT News