O ano nem bem começou e a gente já tem um lembrete: tem eleição municipal em outubro, para a escolha de prefeitos e vereadores. Dia 6 é o primeiro turno e dia 27, o segundo, se houver. E aí, vem a pergunta: vai votar pela primeira vez? Já tirou o título? Aliás, como é que anda a sua situação eleitoral?


Então, se você precisa tirar o título, transferir o domicílio eleitoral ou mudar o local de votação, o prazo é até 8 de maio. Ainda tem um tempinho, mas é bom já ver com antecedência.


E dá pra fazer esse pedido pela internet. Basta entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TER) do seu estado. Ali em cima da tela, no canto direito, vai ter uma aba chamada “serviços”. É só ir ali e depois no “autoatendimento eleitoral”, preencher o cadastro, apresentar os documentos digitalizados ou fotografados, e pronto. E quais documentos são esses?


Algum de identificação, como a carteira de identidade; um comprovante de vínculo com a cidade, como comprovante de residência ou profissional, afetivo ou familiar; comprovante do pagamento da taxa, quando houver; a quitação militar, obrigatória para os homens; e uma selfie em que a pessoa apareça segurando um documento com foto ao lado do próprio rosto, para facilitar a identificação.


No autoatendimento eleitoral, tem também a opção de consulta à multa eleitoral, justificativa eleitoral e certidões. O site é o tse.jus.br. No caso do TRE, procure o da sua cidade.


Fonte: Rádio Nacional 

Deixe seu Comentário